Investimento imobiliário comercial ascendeu a 1,1 mil milhões de euros até setembro - Imobusiness

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Investimento imobiliário comercial ascendeu a 1,1 mil milhões de euros até setembro

O relatório da consultora Worx conclui que, até setembro, 70% do investimento nacional dizem respeito a operações acima de 50 milhões de euros.


O relatório da consultora Worx revela que o investimento imobiliário comercial ultrapassou a meta dos 1,1 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019, o que deixa antever que este segmento vai atingir novo recorde este ano.
O mesmo relatório do departamento de ‘research’ da consultora destaca que, 70% do investimento nacional neste segmento, foi composto por operações superiores a 50 milhões de euros. A consultora admite que é expectável uma estabilização dos níveis de liquidez no investimento imobiliário comercial, que irá continuar a ser canalizado para ativos prime.

No total dos nove meses do ano, no mercado de escritórios, o volume de absorção foi de 136.008 metros quadrados, o que significa um crescimento de 6% face ao período homólogo de 2018.

De acordo com um comunicado da Worx, “o mercado manter-se-á em alta, impulsionado pela entrada crescente de empresas internacionais no mercado português, pela necessidade de expansão e mudança de instalações de empresas que veem crescer a sua atividade ou procuram realizar um ‘upgrade’ às suas atuais condições de trabalho”.

Na mesma nota pode ler-se que a escassez de oferta continuará a ser uma realidade, até ao final do ano, o que constitui um maior obstáculo à manutenção do dinamismo do mercado de escritórios. Este cenário coloca a pressão sobre as operações de pré-arrendamento no que se refere à ocupação de áreas de grande dimensão.

Por áreas de atividade, a Worx refere que, no setor de retalho, em Lisboa foram inaugurados cerca de 160 novos espaços comerciais, sobretudo para a restauração. No segmento industrial e logística a consultora refere que “o expectável aumento do comércio eletrónico e a necessidade de agilização de tempos de entrega fará aumentar a procura por espaços logísticos próximos dos centros urbanos”.

A consultora sublinha que, no setor do turismo, Portugal irá continuar a afirmar-se no segmento turístico de luxo, através da aposta numa maior diferenciação de produtos, em novos conceitos e nichos de mercado especializados que possam atrair clientes com maior poder de compra.